Bonifácio Teles Tironi
Bonifácio Teles Tironi nasceu no dia 5 de fevereiro de 1956, em Cláudio/MG. É filho de Batista Martins Tironi e Maria
de Lourdes Tironi. Seus pais são
co-responsáveis por uma das maiores obras de beneficência de Cláudio: o Clube de
Mães Saúd Mitre.
Bonifácio estudou até a oitava série, em Cláudio, onde viveu sua juventude e onde começou a trabalhar, desde cedo. É divorciado e tem três filhas: Vanessa, Sabrina e Daiane.
Trabalhou como motorista, como operador de máquinas pesadas, foi técnico mecânico no setor de mineração operacional e na gerência do setor.
Iniciou suas atividades políticas filiado ao PSC (Partido Social Cristão) e candidatou-se ao cargo de vereador, sendo eleito para a 18ª Legislatura da Câmara (01/01/1993 a 31/12/1996). Nessa primeira participação no Poder Legislativo, o Vereador Bonifácio fez contatos com o comando da PMMG, no intuito de desenvolver uma campanha antidrogas no município de Cláudio, por meio de realização de palestras; apresentou projeto que declarava de Utilidade Pública a Associação dos Caminhoneiros de Cláudio; trabalhou na Comissão Especial de Meio Ambiente que fez estudo sobre a ação das mineradoras, no município de Cláudio; e participou da comissão que representou o Legislativo na elaboração do Código Tributário, de Posturas e de Obras.
Por sua iniciativa e proposta, em agosto de 1993, foi criado em Cláudio o Transporte Escolar. A importância desse projeto está no ineditismo da ação, pois tal serviço não era realizado em nenhuma cidade de Minas e do Brasil. O modelo de gerenciamento deu certo em Cláudio e foi copiado por vários municípios brasileiros. O Transporte Escolar Claudiense consistia em diversificar vários fatores de fundamental importância para o usuário, no sentido de tornar igualitário o serviço para os estudantes das áreas rural e urbana e, por conseguinte, melhorar a qualidade de ensino em todo o município.
Seu trabalho dinâmico e em prol do município rendeu-lhe a reeleição para a 19ª Legislatura (01/01/1997 a 31/12/2000) e sua eleição para Presidente da Casa em 1997 e reeleição para o mesmo cargo, em 1999.
Mesmo na Presidência da Câmara, a atuação de Bonifácio Teles Tironi foi destacada pela imparcialidade e discrição, mesmo quando tratou de assuntos internos da instituição. Dentro do município, representou o Poder Legislativo ativamente, a exemplo de sua participação em comissão formada pelos representantes dos três poderes constituídos, para estudar a possibilidade de construção da cadeia pública, com recursos municipais. Também atuou com segurança, atendendo à convocação do Judiciário para tratar de assunto ligado ao Poder Executivo, quanto à indenização e quanto à atualização do Código de Obras do município. Nesse sentido, como Presidente da Câmara propôs a formação de comissão para acompanhar a situação dos lotes sem construção no Parque Industrial II, em clara demonstração de interesse pelo futuro e pelo desenvolvimento do município.
Após sua passagem pela Câmara e pela política de Cláudio, Bonifácio Teles Tironi deixou a cidade e correu o país em busca de novos trabalhos e de crescimento profissional, nos estados de Tocantins e Goiás.