Joaquim Alves de Assis

 

Joaquim Alves de Assis nasceu em 29/08/1926, na cidade de Cláudio/MG. Conhecido pelo apelido de Macete, Joaquim foi o primeiro filho do casal Antônio Marques Filho e Geraldina de Castro Assis, (Sr. Toniquinho e Dona Dina) tendo mais 13 irmãos (Maria, Messias, Antônio, Geraldina, José, Maria Assis, Geraldo, Alzira, Altair, Maria Helena, Maria Amônica, Mário e Isabel).

 

Afilhado de batismo do Padre Manuel, Joaquim viveu sua infância na fazenda do Barro Branco.  Como bom filho, ele cresceu aprendendo com os pais a lida do dia a dia, e estudou na escola no povoado de Palmital. Mais tarde foi estudar no Colégio Quinto Alves Tolentino, onde conheceu Nagib, que tornou sua esposa em 1949. Residindo na cidade de Cláudio, eles tiveram 13 filhos.

 

Atuou profissionalmente como fazendeiro, comerciante, empresário e industriário, sendo fundador e proprietário da Siderúrgica Pinheiro.

 

Em 04 de fevereiro de 1960, Joaquim Alves de Assis assumiu, como suplente, a vaga do vereador Joaquim Pedro de Mascarenhas, falecido no mês anterior.

           

            No ano seguinte, em 02/02/1961, Joaquim foi eleito Vice-Presidente da Câmara, formando a direção da Casa com Antônio Tolentino de Morais (presidente) e Antônio Gonçalves Rocha (secretário).

           

            Em 09 de dezembro de 1961, deu entrada na Câmara ofício do Prefeito solicitando 60 dias de licença para tratamento de saúde.  Nesse sentido, foi convocado o vice-prefeito para assumir o cargo.  Em virtude da exigência de prazo regimental para sua desincompatibilização como funcionário público, o Presidente da Câmara assumiu a Prefeitura e o vice, Joaquim Alves de Assis, ocupou o cargo de Presidente, por 5 dias, até que aquela situação fosse resolvida.  No dia 14 de dezembro, o Vice-Prefeito Clodomir Barros assumiu a Prefeitura e o cargo de Presidente da Câmara foi reassumido por Antônio Tolentino de Morais.

 

            A saúde do Prefeito Teotônio Teixeira Guimarães continuava inspirando cuidados e sua licença era continuamente renovada. 

 

Em 17/02/1962, Joaquim foi reeleito Vice-Presidente da Câmara, tendo como Presidente Francisco de Freitas Victoi.

 

            No dia 11/08/1962, deu entrada na Câmara o ofício do vice-prefeito Clodomir Barros comunicando à Presidência que, no dia 10 daquele mês, afastava-se do cargo de Prefeito, que vinha exercendo desde 14 de dezembro de 1961, em substituição ao Prefeito, pelas razões de ter aceitado a candidatura para vice-prefeito no próximo pleito.  Assim, no mesmo dia 11 de agosto, às 15 horas, o vereador Francisco de Freitas Victoi assumiu o cargo de Prefeito e Joaquim Alves de Assis assumiu a Presidência da Câmara.

 

Em 1973, em busca de melhor qualidade de vida para seus filhos (trabalho e estudo), mudou-se para Itaúna, mas manteve suas ligações com o povo da sua querida terra. Joaquim, Kim, ou Macete como era conhecido por todos, era uma pessoa muito querida, simpático e caloroso. Foi exemplo de caráter, simplicidade e persistência.

 

Gostava de ajudar e agradar a todos. Em 4 de junho de 1993, Joaquim faleceu, deixando muitas saudades a todo os familiares e amigos.