Lincoln Barbosa

 

            Lincoln Barbosa nasceu em 18 de setembro de 1890, em Rio Novo/MG.  Era filho de Cícero Tristão de Paula Barbosa e de Carlota Mattos Barbosa.

           

            Concluiu o curso primário em sua terra natal. Fez o curso secundário em Juiz de Fora, no tradicional Instituto Grambery.  Aproveitando suas inclinações pela Medicina, iniciou e concluiu seus estudos superiores na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, considerada, na época, a mais conceituada do Brasil. Formou-se em 1915.

           

            Trabalhou primeiramente no Rio de Janeiro e depois em Rio Novo, onde clinicou na área de Ginecologia, tornando-se especialista.  Visitando Cláudio, no início do século XX, foi convidado a se estabelecer nesta cidade e exercer aqui a sua profissão.

           

             Casou-se com Dona Nadir Ferreira Leite, em 25 de novembro de 1924 e teve 6 filhos: Maurício, Murilo, Denise, Ermelinda, Carmem Sílvia e Marília Carlota.  Sua esposa era natural de Carrancas/MG.  Dr. Lincoln ficou viúvo muito cedo e teve que assumir sozinho a criação dos filhos, tendo sido um pai dedicado e zeloso.

 

            Além de grande médico, Dr. Lincoln também participou da vida político-administrativa de Cláudio, tendo sido Vereador, Vice-Prefeito e Prefeito, além de Conselheiro, no período em que o município era administrado pelo prefeito e pelo Conselho Consultivo (01/01/1931 a 04/06/1936).

 

            Na Câmara, foi eleito primeiramente para a 6ª Legislatura (08/08/1936 a 29/09/1937) e ocupou de imediato, o cargo de 1º Secretário até 19 de janeiro de 1937, quando assumiu a Presidência, em decorrência da renúncia do vereador João Paulo de Amorim Pereira.  Foi presidente da Câmara, de 20/01/1937 a 29/09/1937, quando o Poder Legislativo foi suprimido com a decretação do Estado Novo. 

 

            Entre 1951 e 1955, Dr. Lincoln Barbosa foi Vice-Prefeito, auxiliando o Prefeito Teotônio Pio da Fonseca e o substituindo algumas vezes na Chefia do Poder Executivo.  Durante esse período, ele freqüentava as reuniões da Câmara, acompanhando a votação de projetos de interesse do município, demonstrando o seu comprometimento com o cargo e com o futuro da população.  Dr. Lincoln voltou ao Legislativo na 9ª Legislatura (26/02/1955 a 31/01/1959).

 

            Foi ele um dos idealizadores do Posto de Saúde de Cláudio, instalado em 1951, tendo sido nomeado para ali ocupar o cargo de médico titular.  A iniciativa contou com o apoio valioso de Sebastião Rocha Aladim, Teotônio Pio da Fonseca e Dr. Matheus Salomé de Oliveira.

 

            Dr. Lincoln foi e será sempre um exemplo vivo de mestre em sua profissão, pois fez de sua vida um verdadeiro hino de amor ao próximo, dedicando-se inteiramente à maravilhosa arte de servir.  Por ocasião do surto de maleita, em Cláudio, não contando com outros meios de transporte, percorria de barco o rio Pará, para chegar até as casas dos doentes mais humildes, levando-lhes sua prestimosa ajuda no combate à doença.

 

            Em 30 de agosto de 1974, recebeu o Título de cidadão claudiense.  Faleceu, em 1980, aos 90 anos de idade.  Foi homenageado pela Prefeitura de Cláudio, que inaugurou uma Unidade do Programa de Saúde da Família, dando-lhe o seu nome.