Maristela Gonçalves Magalhães e Souza
Maristela
Gonçalves Magalhães e Souza nasceu em vinte e nove de junho de 1961, no
Distrito de Monsenhor João Alexandre,
Participou de diversos movimentos paroquiais, entre eles, do Clube de Mães e do Conselho Pastoral, quando atuou como secretária por um longo período. Ajudou a fundar o Grupo de Adolescentes “Jovem, em frente com Cristo,” sendo a presidente, logo após transformou-se em grupo de jovens com encontros municipais, regionais e promovendo, peças teatrais.
Estudou o primário no Grupo Escolar Custódio Costa, até completar o 4º ano. O curso ginasial foi feito na E. E. Quinto Alves Tolentino e, em seguida, fez o Magistério de 2º grau na Escola Normal Nossa Senhora Aparecida de Cláudio.
Iniciou sua vida profissional em 1978 como auxiliar no Cartório de Registro Civil de Notas, junto com seu pai, no Distrito de Monsenhor João Alexandre. Prestou concurso como escrevente juramentada em 1985, profissão que exerce atualmente. Também lecionou na E. E. Custódio Costa entre 1981 e 1985, com muita dedicação e compromisso.
Casou-se com Sr. Marcos Aurélio Rodrigues de Souza aos 10 de setembro de 1987, e desta união nasceu seu filho Iran Marcos Magalhães de Souza.
Em certa ocasião, foi procurada pelo Sr. José Antônio de Oliveira (Zé Badola), vereador na época, que a convenceu a filiar-se ao PMDB e oferecer seus préstimos à comunidade, por meio do Poder Legislativo. Sua candidatura ao cargo de vereadora foi lançada em 2004, disputando uma vaga à 21ª Legislatura da Câmara Municipal de Cláudio.
Maristela foi eleita e bem votada, tomando posse em 1º de janeiro de 2005. No início de suas atividades legislativas, Maristela foi nomeada para fazer parte da Comissão de Transporte Escolar e do Conselho do Programa Bolsa Família. Preocupou-se em ajudar a resolver os problemas estruturais do Distrito de Monsenhor João Alexandre, apresentando indicações ao Poder Executivo, que trataram de diversos aspectos locais, tais como: sinalização de trânsito, iluminação e limpeza urbana, segurança pública, reforma de ginásio, construção de creche, instalação de fábrica de doces, melhorias das ruas e da rede pluvial, criação de PSF, entre outros. A vereadora também participou como Presidente de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que foi criada para investigar a legalidade da contratação de uma empresa, que prestou serviços ao Poder Executivo.
Em 26/12/2006, foi realizada eleição de nova Mesa Diretora e Maristela foi eleita Presidente da Câmara, para o biênio 2007/2008. Sua participação foi segura, competente e discreta, como dever ser o trabalho daquele que comanda o Poder Legislativo, utilizando o lema: “Compromisso, Credibilidade e Confiança”. Com estas três palavras chegou ao final de seu mandato, demonstrando que continuava a mesma Maristela: espontânea, paciente e que possui um espírito fraterno, solidário e compreensivo.