Vilson Luiz da Silva

 

            Vilson Luiz da Silva nasceu em 1º de maio de 1957, em Cláudio/MG.  É filho de Joaquim Luiz da Silva e de Leonor Maria Silva.

 

           Estudou o curso primário numa escola rural, na comunidade de São Bento e, depois, fez o curso ginasial no Colégio ‘Santos Dumont’, em Apucarana/PR, complementando no Colégio Eugênio Rubião, em Carmo da Mata/MG.

 

            Filho de pequeno produtor rural, nascido na comunidade de São Bento, em Cláudio, aprendeu bem cedo o ofício de agricultor. Sua data de nascimento coincidentemente reflete seu passado de trabalhador, que soube trilhar as dificuldades da labuta no campo, e nessa vivência, superou as adversidades, sempre com muito empenho e simplicidade. 

 

Percebendo com clareza a vida sofrida do homem do campo, decidiu lutar pelos direitos do trabalhador rural e iniciou-se no movimento sindical de Cláudio.  Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Assalariados e Agricultores Familiares do Município de Cláudio, por três mandatos: 1989/92; 1992/95 e 1995/98.  Atualmente, é Tesoureiro.

           

            Sua vida política é muito rica, iniciando como vereador da Câmara Municipal de Cláudio, na 18ª Legislatura (01/01/1993 a 31/12/1996). Nesse período, foi Vice-Presidente, de 01/01/1993 a 31/12/1994, e Presidente, de 01/01/1995 a 31/12/1996.  Em 17/05/1993, apresentou o Projeto de Lei nº23/93, dispondo sobre a Criação do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Cláudio (COMAPA), órgão que foi instituído em novembro do mesmo ano.  Quatro meses depois, em 20 de setembro, teve aprovado o Projeto de Lei 34/93, declarando de Utilidade Pública o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de São Bento.

           

            Ao mesmo tempo em que trabalhava em prol das comunidades rurais de Cláudio, Vilson também estava atento ao processo de modernização das câmaras municipais, propondo, em 05/02/1996, a aquisição de um microcomputador para informatização daquela Casa Legislativa.  Essa sua proposta teve viva aceitação por parte dos colegas e foi aprovada.

 

            Depois de passagem altamente produtiva na Câmara de Cláudio, concorreu a cargo no Legislativo Estadual, sendo eleito Deputado Estadual, pelo PSB, cargo que assumiu em 04 de janeiro de 2011, substituindo o deputado Wander Borges, que assumiu o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Social.  Nas eleições de 2006, Vilson teve mais de 40 mil votos, ficando como 1º suplente. 

 

Atualmente, Vilson Luiz da Silva é Presidente da FETAEMG, (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), instituição fundada em 27 de abril de 1968, com o objetivo inicial de prestar assistência jurídica aos trabalhadores rurais, baseando-se no Estatuto do Trabalhador Rural e no Estatuto da Terra.

           

            Como Presidente da FETAEMG, Vilson participa de vários conselhos estaduais e também na esfera nacional: EMATER, ITER, Ruralminas, CEDRS, COPAM, Luz para Todos, SENAR. Foi eleito Presidente do Conselho de Alimentação Escolar, da SEE, para mandato 2011/2015. É Secretário de Finanças da CTB – Central de Trabalhadores do Brasil, com sede em São Paulo.