Imprimir esta página
Sexta, 26 Junho 2026

Vereadores participam da inauguração da ESF X no Bairro São Francisco

Escrito por

A Câmara Municipal de Cláudio esteve representada na inauguração da ESF X “João Evangelista de França – Sr. França da Ambulância”, realizada na terça-feira, dia 23 de junho, no Bairro São Francisco. A nova unidade de saúde fica na Rua Dona Lília, nº 20, e vai atender cerca de 4 mil usuários.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara, Simental (Avante), o vice-presidente Kaká Amorim (Republicanos) e os vereadores Darley Lopes (PDT), Maurilo do Sindicato (PL), Rosângela Diretora (PSDB), Nivaldo (PDT) e Geraldo Lázaro, o Tindora do Chico Vilaça (PSB).

Simental falou em nome do Poder Legislativo durante a cerimônia. Também estiveram presentes o prefeito Zezinho (MDB), a vice-prefeita Patrícia, secretários municipais, servidores da Saúde, profissionais da nova unidade, moradores e representantes das igrejas católica e evangélica, que deram a bênção ao espaço.

A nova estrutura foi apresentada pela Prefeitura como um avanço para a Atenção Primária em Cláudio. A unidade vai atender moradores dos bairros São Francisco, Sobrado, Parque Industrial Paulino Prado, São Lucas, Liberdade, Angelina Quirino, Dona Quita e Residencial Cláudio, além das comunidades rurais de Matias, Frazão e Ouro Fala.

A solenidade também foi marcada pela homenagem a João Evangelista de França, conhecido pela população como Sr. França da Ambulância. O filho do homenageado, o servidor da Saúde e motorista Ítalo França, acompanhou a cerimônia ao lado de familiares. Emocionado, ele relembrou o legado deixado pelo pai no serviço público e no cuidado com a população.

A participação da Câmara também fez parte da história da unidade. O Poder Legislativo aprovou o Projeto de Lei nº 05/2026, de autoria do Executivo, que deu nome ao novo estabelecimento de saúde.

Durante a tramitação, o vereador Maurilo do Sindicato (PL) apresentou emenda modificativa para acrescentar ao nome oficial a forma como o homenageado era mais conhecido pela comunidade.

Com isso, a unidade passou a se chamar João Evangelista de França – Sr. França da Ambulância.

Após a aposentadoria, ele continuou contribuindo com o município como motorista da APAE, mantendo sua ligação com o serviço público e com ações voltadas à inclusão.

A inauguração reuniu Executivo, Legislativo, servidores e comunidade em um momento simbólico para a saúde municipal. Além de ampliar a estrutura de atendimento, a ESF X preserva a memória de um servidor que marcou a história do cuidado à população claudiense.

Galeria de Imagens