Quarta, 24 Março 2021

MOÇÃO Nº 4/2021

Os vereadores que a presente assinam, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário; a encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de FRANCISCO MARINI NETO, pelo seu falecimento.

Francisco Marini Neto nasceu em Belo Horizonte em 05 de janeiro de 1947, sendo o sexto dos 10 filhos de Hélio Marini e Adélia Maria Marini.

Marini, como é conhecido em Cláudio, viveu a infância e juventude no Distrito de Venda Nova, em Belo Horizonte, onde fez seus estudos iniciais.

Quando ingressou na aeronáutica, cursou enfermagem, mas tinha predileção pelo trabalho em análises clínicas e obteve sua habilitação como Analista de Laboratórios Médicos na UTRAMIG, em Belo Horizonte.

Estagiou no Hospital João 23 e Pronto Socorro de Belo Horizonte e trabalhou nos Hospitais São José, Vera Cruz e Marques Lisboa, hoje Hospital Madre Teresa.

Em 1971, visitou Cláudio e, entendendo-se com o Dr. José Silveira Campos, resolveu instalar aqui o primeiro laboratório de análises clínicas, o que se deu em 04 de outubro de 1971. Na época, era prefeito de Cláudio o Sr. Antônio Gonçalves Prado, cujo apoio foi fundamental para a sua permanência na cidade.

Marini resistiu às dificuldades iniciais quando grande parte dos usuários não podiam pagar pelos serviços de saúde e, à medida que novos médicos chegavam à cidade, ampliava os atendimentos. Ficava à disposição da Santa Casa 24 horas por dia, 07 dias por semana, atendeu a todos, indistintamente, por quase 50 anos. Também foi provedor da Santa Casa no período de 24 de novembro de 1982 a 02 de janeiro de 1983.

Construiu com recursos próprios a sala onde atualmente funciona o laboratório da Santa Casa e outra para o banco de sangue, hoje sala de ultrassom. Foi membro fundador da Loja Maçônica Fraterna Acácias de Cláudio, sendo seu segundo Venerável de 1989 a 1992.

Marini faleceu em 12 de dezembro de 2020, deixando Viúva a sra. Iara Martins de Andrade Marini, três filhos: Júnior, Rômulo e Juliana; três netos: Giovanna, Guilherme e João Pedro, o genro Anderson e a nora Verena, além de um grande círculo de amigos que confortaram a família na ocasião de seu falecimento.

A vida do Marini pode ser sintetizada como desprendimento, competência, trabalho, dedicação e respeito pelo ser humano. Seu trabalho continua na pessoa das funcionárias que ele treinou, administradas pela sra. Iara.

Assim, este Legislativo manifesta os mais sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento de Francisco Marini Neto.

Cláudio, 24 de março de 2021.

MESA DIRETORA

TIM MARITACA