Quinta, 12 Mai 2022

MOÇÃO N.º 09/2022

Os vereadores subscreventes, no uso da função legislativa que lhes conferem o Regimento Interno da Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário da Casa, encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" ao Padre Philipe Fernandes Nogueira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade claudiense.

Padre Philipe Fernandes Nogueira, neto de Maria de Melo Nogueira, cidadã claudiense da Comunidade do Ribeirão do Cervo, nasceu no dia 14 de agosto de 1987, na cidade de Itaúna. É o filho caçula de José Marcos Nogueira de Melo e Marilene Alves Fernandes Nogueira. Tem três irmãos: Thiago, Renata e Juliana. Até o ingresso no Seminário, Padre Philipe viveu sempre naquela cidade, junto à sua família, de quem recebeu os valores cristãos que foram fundamentais na sua escolha de assumir a vocação sacerdotal.

Em janeiro de 2006, com 18 anos, Philipe Fernandes ingressou no Seminário Propedêutico da Diocese de Divinópolis. No ano seguinte, iniciou os estudos de Filosofia na Faculdade Arquidiocesana de Mariana, os quais foram concluídos em dezembro de 2009. No início de 2010, mudou-se para a capital mineira para dar início a mais uma etapa de sua formação religiosa: o curso de Teologia na PUC-Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, concluído no final de 2013.

Entre os anos de 2012 e 2013, o até então seminarista Philipe Fernandes realizou seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cláudio, desempenhando seu trabalho principalmente junto à comunidade de São Francisco, no bairro São Francisco, e acompanhando a catequese paroquial. Neste período, fez grandes amizades na cidade, graças ao seu jeito carismático e alegre de levar Deus às pessoas.

Em 21 de fevereiro de 2014, o então seminarista Philipe foi ordenado diácono em Itaúna, em sua paróquia de origem, Nossa Senhora Aparecida, pelo bispo emérito da Diocese de Divinópolis Dom José Belvino. Na ocasião, o bispo contou um fato curioso a respeito do jovem diácono, recordado por sua mãe, Dona Marilene. Certa vez, nas festividades do jubileu do Bom Jesus em Angicos, em Carmo do Cajuru, os pais de Padre Philipe levaram os seus quatro filhos para serem abençoados por Dom José Belvino, que visitava aquela comunidade. Tomando padre Philipe ainda criança ao colo, o bispo disse: “Este aqui vai ser padre”.

Em 1º de janeiro de 2015, padre Philipe retorna a Cláudio como vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, atuando junto às diversas pastorais e movimentos nas comunidades católicas urbanas e rurais de todo o município de Cláudio. Em 12 de outubro de 2016, com pouco mais de dois anos de sacerdócio, Padre Philipe foi designado administrador paroquial do Curato de Nossa Senhora Aparecida, a segunda paróquia de nossa cidade.

Padre Philipe nunca mediu esforços para cuidar da parcela do povo de Deus que lhe fora confiada. Durante todo esse tempo em que está responsável pela paróquia, contanto com a caridade dos fiéis, reformou igrejas, como as da comunidade de Bocaina e construção das igrejas de Santa Edwiges, Santa Luzia e São Francisco, buscando oferecer maior comodidade para que o povo vivenciasse a cada celebração uma verdadeira experiência de fé e amor de Deus. Realizou trabalho com a juventude e com casais da nossa cidade, orientando-os e aproximando-os de Deus e dando a eles espaço para se colocarem a serviço do Reino, por meio do serviço à Igreja. Outra característica marcante de padre Philipe é seu cuidado e atenção para com aqueles que se preparam no seminário para assumirem a vocação ao sacerdócio.

Com seu jeito próximo de ser e se dedicar ao cuidado das pessoas, seu serviço na cidade carinho não se limitou às exigências eclesiais: padre Philipe é também membro da diretoria do Clube de Mães Saud Mitre e do Projeto Prosseguir, instituições que cuidam e educam nossas crianças. Em algumas das campanhas realizadas pela paróquia, partes dos recursos foram disponibilizados para instituições filantrópicas e assistenciais da nossa cidade.

Estando prestes a se despedir da cidade de Cláudio, por todo o trabalho realizado em nosso município durante os últimos anos, pelo legado que deixará nas terras claudienses, e em forma de agradecimento por sua missão na “Cidade Carinho” é que os vereadores da legislatura 2021 a 2024, homenageiam o querido Pe. Philipe Fernandes com a “Moção Congratulatória”.

Cláudio (MG), 12 de maio de 2022.

MESA DIRETORA

TIM MARITACA