Quarta, 18 Mai 2022

MOÇÃO N.º 10/2022

O vereador subscrevente, no uso da função legislativa que lhe confere o Regimento Interno da Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário da Casa, encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" ao Grupo GBA, em reconhecimento diante da atuação social,  fraternidade, solidariedade e paixão por caminhões e carretas.

O grupo GBA (Grupo Baseado na Amizade) surgiu em junho de 2012, após uma reunião de uma roda de amigos caminhoneiros. Em uma prosa boa, Budogueiro e Pezão trocaram ideia sobre montar um grupo de motoristas da cidade para conversarem no rádio amador PX.

No rádio PX cada motorista tem um apelido em número, chamado de unidade, onde se começa no ‘001’ e assim por diante, de acordo com a quantidade de integrantes. Neste rádio também possui um canal de frequência. Logo se alguém quiser falar em privado, somente com um motorista, era só chamar no particular e falar o número do canal, sendo o número do grupo GBA é o 20 am. Todos os anos o grupo faz camisas para festa de São Cristóvão e se reúnem todos uniformizados, onde reencontram os amigos de cidades vizinhas e colocam a conversa em dia.

Em março de 2019, bem no início da pandemia, com a situação critica que todos estavam vivendo, Marquinho Budogueiro começou a se deparar com alguns dos companheiros de estradas passando dificuldade financeira, sendo impedidos, muitas vezes, de trabalhar. Em muitos casos, exerciam suas atividades de forma autônoma, e não estavam encontrando cargas para carregar e realizar o frete em seus caminhões.

Dentre outros motivos que afetaram os trabalhadores desta classe, diminuindo ou acabando com a renda de cada um. Ao ver esta situação, tiveram uma ideia e a compartilhou com a turma do grupo GBA. A ideia era basicamente o seguinte: se caso algum dos integrantes tivesse condição e quisesse pagar uma mensalidade de um valor pequeno, a quantia que cada um pudesse, com o intuito de ajudar as pessoas mais afetadas financeiramente. Logo, 90% da turma gostou da ideia e montaram o Grupo Oficial GBA, que já contam com 112 integrantes, mas, aos poucos, alguns não mais quiseram continuar, contudo a maioria se manteve firme na meta de estender as mãos aos irmãos necessitados.

Atualmente, o Grupo conta com 92 integrantes e cada um ajuda com uma mensalidade no valor de R$ 15,00, sendo que alguns integrantes são de outras cidades/estados, além de Cláudio/MG, tal como: Itapecerica, Itaguara, Crucilândia, Oliveira, Betim, São Joaquim de Bicas, Carmópolis, Guarulhos (SP), Diadema (SP), Brasília (DF), dentre outros.

Uma sindicância é realizada antes de encaminhar a solidariedade. A ajuda vai para o Brasil todo. Onde houver alguém necessitando de ajuda, o grupo está à disposição. Nos dias atuais, possuem parceria com uma ONG de Belo Horizonte, chamada ONG Amigos de Minas (@ongamigosdeminas), que realiza o mesmo trabalho que o GBA e ela já existe a 30 anos fazendo acontecer benção e maravilhas na vida das pessoas do Brasil inteiro.

Contudo, hoje, está focada na região mais pobre do Estado de Minas, a região norte. Assim, juntos, correm atrás de doações de qualquer espécie, que, com a graça de Deus, alcançando metas de conseguir levar mais de 50 toneladas de alimentos, colchões, brinquedos, roupas, rações de cachorros, e também levando amor, fraternidade, carinho, medicamentos e até moradia para as pessoas carentes da nossa ajuda.

Muitos já criticaram o grupo e pediram para não divulgar suas ajudas. É claro que isso é respeitado, visto que o intuito não é prejudicar ninguém, mas, sim, ajudar cada vez mais. Usando da máxima “O que uma mão faz, a outra não precisa ficar sabendo” o grupo segue seus objetivos e propósitos, seja ajudando com dinheiro, alimentos, doações de objetos, ou mesmo realizando entregas de porta em porta, de família a família, bem como qualquer ajuda que estiver no alcance, pois, como diz o velho ditado: "a união faz a força e a diferença".

Cláudio (MG), 18 de maio de 2022.

SIMENTAL

Vereador (PSDB)