Quinta, 10 Junho 2021

INDICAÇÃO Nº 235/2021

O vereador signatário, no uso da função administrativa auxiliar que lhe conferem os artigos 203 e 204 do Regimento Interno, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do plenário; a encaminhar a presente indicação ao Chefe do Poder Executivo local, sugerindo a construção de uma “Arena” fixa, dentro das instalações do novo Parque de Exposições Agropecuário e Industrial ‘Quinto Guimarães Tolentino – Parque da Cidade”, em nosso município, destinada, também à realização de aulas e provas das modalidades do rodeio, e ainda que a Arena seja denominada como “Arena Peão Aroldo do Viquinho”.

Desde 2017 o Ministério do Esporte, reconheceu o mérito esportivo das atividades ligadas ao rodeio e ressaltou também a importância cultural e histórica desta modalidade, sendo os peões considerados atletas de alto desempenho em vários países.

Responsável em promover o campo e o homem inserido nesse contexto de uma forma única, muitas pessoas que moram nos centros urbanos, desde que nasceram, passam a ter contato com o universo rural, mesmo que em pequena escala e ao longo das últimas décadas, o esporte passou a representar também uma oportunidade para jovens que, talvez, nunca conseguiriam sair das pequenas cidades em que nasceram. Tal qual o futebol, essa modalidade funciona como uma chance de crescer na vida e no esporte.

Segundo dados da Professional Bull Riders (PBR), o Brasil e a Austrália são os países que apresentam maior crescimento de interesse do público pelo esporte e exatamente por isso os investimentos em infraestrutura têm sido ampliados, visando atrair cada vez mais interessados em se tornar atletas e formar público. Nos últimos tempos há também o esforço de divulgar que os animais, tão protagonistas do show quanto os peões, não sofrem maus tratos.

Destaca-se entre as modalidades deste esporte: Laço em Bezerro, Três Tambores, Bulldogging, Team Penning e as montarias em Touros e Cavalos.

Em nosso município essa cultura é ainda mais forte, sendo uma importante tradição amada por muitas pessoas desde criança, por isso deve ser incentivada e apoiada pelo Poder Público.

Sendo uma antiga demanda dos praticantes deste esporte, a construção de uma Arena para a prática das várias modalidades do rodeio, se faz necessária para proporcionar um local com estrutura apropriada principalmente em relação da segurança dos que ali frequentarem. Atualmente o esporte é realizado em “arenas” clandestinas, localizadas em áreas rurais do município.

Sugere-se a construção da arena nas novas instalações do Parque de Exposições Agropecuário e Industrial ‘Quinto Guimarães Tolentino – Parque da Cidade” inaugurado em dezembro de 2021, no bairro Dona Quita, para que o Parque seja utilizado durante todo o ano com a realização de treinamentos, aulas, provas e campeonatos, tendo uma excelente localização, podendo reunir em um só local todos os amantes deste esporte.

Quanto à denominação de “Arena Peão Aroldo do Viquinho”, a intenção é transferir a arena do antigo Parque de Exposições do bairro Bela Vista que recebeu este nome através da lei municipal nº 562/1992; nome este em homenagem ao Claudiense Aroldo Fonseca Rodrigues, peão de rodeio que faleceu ainda jovem, no ano de 1992, em uma de suas montarias em touros durante a ExpoCláudio.

Assim sendo, solicito ao nobres colegas que apoiem esta causa e após a devida aprovação neste Plenário seja esta indicação encaminhada ao Executivo Municipal, visando as providências cabíveis.

Cláudio, 10 de junho de 2021.

DARLEY LOPES

Vereador - CIDADANIA