Terça, 13 Abril 2021

MOÇÃO Nº 9/2021

Os vereadores que a presente assinam, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário; a encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de MARIA JOSÉ GUIMARÃES TOLENTINO FILHA pelo seu falecimento.

Filha de Quinto Guimarães Tolentino (“Quintinho ou Branco da Quita”) e Maria José Guimarães Tolentino (“Dona Zezé”), Maria José Tolentino Filha nasceu no dia 8 de junho de 1953, nesta cidade, pelas mãos do saudoso Doutor Tina.

Desde a infância, “Zezinha”, como era carinhosamente chamada, demonstrara ser muito organizada e discreta e foi assim, de forma (quase) tímida, que cresceu ao lado de seus pais e  10 irmãos. Tinha uma personalidade suave e marcante, características essas que a tornava admirada e querida por todos.

Cursou o Ginasial/Científico em Belo Horizonte no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Após, prestou vestibular para o curso de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e foi a 1ª classificada dentre vários vestibulandos, recebendo o diploma em 1976, sendo motivo de orgulho para seus familiares e amigos.

Sendo a primeira arquiteta de Cláudio, “Zezinha” ofereceu e acompanhou, de forma gratuita, projetos arquitetônicos voltados para a construção de edificações de cunho religioso, sócio-cultural e assistencial, valendo-se do fiel cumprimento àquilo que recebera das mãos de Deus: Seus dons!!

Realçamos, no universo de seus feitos, projeto e acompanhamento da construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, da Creche “Mãe Chica”, do Clube de Mães “Saude Mitre”, do Serviço Assistencial “Dona Quita” (antiga ASIMEC) que referendava o artesanato local e hoje, com o mesmo nome, agasalha o “Projeto Prosseguir”.

Foi membra ativa na Comissão da Escola de Samba “Couro de Rato”, fundada em 1965 por Bernardo Guimarães Tolentino e um grupo de amigos, e do “Grupo das Cigarras”, fundado por Mucíola Dias Coelho. Este grupo, dentre outros trabalhos sociais, fornece fraldas descartáveis para pessoas que vivem nos Asilos, promovem campanhas, shows e jantares com o intuito de arrecadar alimentos para serem doados a entidades beneficentes.

Trabalhou no Executivo local por duas Gestões, sendo a primeira de Múcio Guimarães Tolentino e a posterior de Onias Guimarães Tolentino.

O Mundo já se fizera bonito pelas mãos e obras de Deus, mas “Zezinha” sempre traçava formas e contornos com a habilidade de quem se expressava através delas para colocá-lo ainda mais bonito! É isto que a tornava reconhecidamente competente em tudo que fazia: a dose de amor e dedicação na valorização do que lhe passava às mãos.

Sem dúvida alguma, os feitos dessa admirável mulher enchem-nos de admiração e alegria e sua morte enluta, não só seus familiares e amigos, mas toda a sociedade que lamenta a sua perda com muita saudade.

Aos seus familiares, colegas e amigos, o sincero pesar e condolência deste Plenário, que não poderia deixar de se associar ao momento de dor.  Manifestamos, assim, nosso profundo respeito e desejando conforto aos corações de todos.

Cláudio, 13 de abril de 2021.

MESA DIRETORA:

TIM MARITACA