Quinta, 28 Julho 2022

MOÇÃO N.º 21/2022

O vereador subscrevente, no uso da função legislativa que lhe confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requer da Mesa Diretora da Casa, “ad referendum” do Plenário, encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" ao Sr. José Joaquim Teixeira Pinto.

José Joaquim Teixeira Pinto, mais conhecido por “Zizinho Barba” é filho de Geralda Euzébia de Jesus e Joaquim Teixeira Pinto. Nasceu em 03 de maio de 1929 na comunidade rural de Custódios, neste Município, onde cresceu juntamente de seus pais e irmãos, com muita simplicidade, saúde e alegria.

Em 1958, se casou com Maria Rodrigues da Silva e, logo depois do matrimônio, foram morar na Comunidade da Rocinha, tendo, ao longo dos anos, residido em diversos bairros e comunidades do Município, tais como “Barro Branco”, Custódios e Palmital, permanecendo nesta última localidade por 11 anos e atualmente residem no Bairro do Rosário.

“Zizinho Barba”, enquanto pode, sempre gostou de ajudar as pessoas, tendo gosto em dar carona a quem precisasse e, muitas vezes, conduzindo pessoas doentes para se consultarem em estabelecimentos de saúde; já para aqueles que careciam de auxilio em casa, seja para qualquer procedimento médico prescrito e que estivesse ao seu alcance, esteve pronto para ajudar.

Sempre foi tido como um homem de muita fé. Fundou a conferência Nossa Senhora Aparecida, cuja primeira reunião ocorreu em sua casa, foi Ministro da Eucaristia, é devoto de Nossa Senhora do Carmo, faz penitência todas as quartas-feiras e gosta de ir à missa todos os domingos. Também ajudou a construir a primeira igreja do Município e todas as vezes que tinha missa nas comunidades onde residia fazia questão de receber o Padre Manoel em sua própria casa para almoçar.

Sua grande fé fez com que se tornasse benzedor, o que se deu enquanto ainda era solteiro e perdura até hoje.

Atualmente, aos 93 anos de idade, leva uma vida tranquila, cercada de amor e carinho. É um grande exemplo de homem, esposo, pai, avô, bisavô e amigo. Sempre solidário e caridoso, jamais deixou de ajudar aqueles que dele necessitaram ou ainda necessitam. Muito amado e respeitado por todos!

Diante de tudo o exposto, a Câmara Municipal de Cláudio manifesta profunda admiração por toda trajetória de José Joaquim Teixeira Pinto, o “Zizinho Barba”, sendo merecedor desta homenagem.

Cláudio (MG), 28 de julho de 2022.

CAIO RODRIGUES

Vereador (PSB)