Terça, 01 Novembro 2022

MOÇÃO N.º 27/2022

O vereador subscrevente, no uso da função legislativa que lhe confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução n.º 110/2011, requer da Mesa Diretora da Casa, “ad referendum” do Plenário, encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" a Rita de Cássia Freitas Costa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à coletividade claudiense na área da saúde.

Rita de Cássia Freitas Costa teve um papel importantíssimo e decisivo, junto da equipe da Secretaria de Saúde, na linha de frente da vacinação contra a Covid-19.

Pelas mãos da profissional da enfermagem, milhares foram os braços que receberam as doses do imunizante que salvou vidas e ajudou a controlar a disseminação do “novo coronavírus”.

Mas a história de Rita de Cássia vai muito além do importante trabalho na linha de frente da vacinação contra a Covid-19. Fatos anteriores e também importantes marcam a trajetória desta cidadã e servidora pública de nossa cidade.

Nascida em 19 de outubro de 1978, hoje com 43 anos de idade, “Ritinha”, como é conhecida, é natural de Cláudio, filha única de Gercino de Souza Costa e Margarida de Freitas Costa (já falecida), foi criada na comunidade de Córrego da Fábrica, zona rural deste Município.

A dedicação, a garra e o entusiasmo sempre empregados por onde passa começou cedo. Aos 18 anos, Rita foi para Belo Horizonte para trabalhar como empregada doméstica, ofício que desempenhou por oito anos.

Nesse período na capital, cursou técnico em enfermagem durante os anos de 2003 a 2005. Retornando para Cláudio, trabalhou nessa profissão na Santa Casa durante os anos de 2006 a 2008, exercendo também a profissão na Administração Pública local, nos postos de saúde da família (PSF’s).

De 2016 a 2019, voltou a trabalhar novamente na Santa Casa e, concomitantemente, nos PSF’s, mas foi no ano de 2020, atuando na linha de frente contra a Covid-19, na função de aplicadora da vacina contra o “novo coronavírus”, na população, que Ritinha demonstrou ainda mais sua capacidade, seu espírito coletivo de trabalho em equipe e sua determinação para com o próximo, permanecendo até hoje como profissional da enfermagem no trabalho para o Município.

Diante do exposto, o Poder Legislativo de Cláudio/MG, representando o povo claudiense, parabeniza e agradece a sra. Rita de Cássia Freitas Costa por todo o trabalho em prol do coletivo.

Cláudio (MG), 26 de outubro de 2022.

MARCOS PAULO DUTRA

Vereador (PSB)