Terça, 12 Dezembro 2023

Câmara de Cláudio marca presença em audiência pública na Assembleia de Minas

Debate questionou instalação de placas fotovoltaicas pela Cemig na região da Barragem do Cajuru/Novo Mar de Minas

O Presidente da Câmara, Kedo Tolentino, e o vereador Tim Maritaca participaram, na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da audiência pública que debateu os impactos da proposta da Cemig de instalação de placas fotovoltaicas na região da Barragem do Cajuru/Novo Mar de Minas.

A medida, criticada pelos participantes, representa um risco para o potencial turístico da região e a consequente perda econômica e de geração de empregos.

O lago abrange os municípios de Cláudio, Carmo do Cajuru e Divinópolis. Moradores e deputados são contra a iniciativa, como é o caso dos representantes da Comissão de Turismo e Gastronomia da ALMG, que convocaram o debate através do Deputado Professor Cleiton e com participação dos parlamentares Lohanna França, Mauro Tramonte e Eduardo Azevedo, que estiveram na discussão com representante da Cemig e políticos da região afetada.

Foi questionado pelo vereador Tim Maritaca o motivo da Cemig não ligar as microgeradoradoras e usinas do município, haja visto que muitas pessoas fizeram a ligação, a companhia energética autorizou, mas não ligou na rede.

"Em contrapartida, quer ligar a fotovoltaicas na água do lago, onde vai prejudicar o Turismo. Enquanto isso, temos hoje muitas usinas paradas sem ligar na rede", questionou.

O vereador Kedo Tolentino questionou ao gerente da Cemig o prejuízo porque há muitos locais para colocar estas usinas fotovoltaicas e insistem em colocar dentro d'água, junto do risco de acidentes graves com os banhistas e usuários da região náutica caso sejam instaladas as placas na água.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo