Quinta, 28 Dezembro 2023

Congadeiros Jair Geraldo e Lucimar Marcelino receberam a Comenda Zumbi dos Palmares

Conforme noticiamos na semana passada, a Câmara Municipal de Cláudio promoveu a sessão solene de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares’, destinada às pessoas de descendência negra claudienses que se destacam no meio cultural e social. O momento foi transmitido e registrado por nossos canais oficiais e digitais.

Neste ano, a sessão solene em conjunto com a prefeitura homenageou os integrantes do Reinado de Cláudio e das tradições dos ternos de congado

Jair Geraldo de Oliveira, indicado pelo Poder Legislativo, e Lucimar Gregório Marcelino de Paula, indicada pelo Poder Executivo.

Familiares acompanharam o momento da entrega da honraria junto de autoridades presentes. O vereador Sargento Moisés falou em nome do Poder Legislativo junto do presidente Kedo Tolentino.

A comenda conclama a sociedade na luta contra manifestações de intolerância e discriminação racial, bem como manifesta a importância desta valorização.

A homenagem enalteceu a representatividade e relevância cultural de Senhor Jair e Lucimar Marcelino, líderes de ternos de Congado no município.

Zumbi dos Palmares
Criada pela Lei Municipal 1.503, de 24 de maio de 2017, a comenda tem como intuito valorizar as pessoas de descendência negra claudienses - que se destacaram nos cenários: local, estadual, nacional e internacional - através de ações que tenham resultado em benefício à comunidade claudiense e/ou atuado na defesa, conscientização e preservação da cultura negra.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo