Quarta, 21 Fevereiro 2024

Possibilidade de reciclagem de areia de fundição entra em pauta em reunião na Asimec e poderá ser tornar Lei Municipal

O Poder Legislativo de Cláudio esteve representado, na manhã desta terça-feira (20), em uma reunião na sede da Asimec que tratou sobre a Lei Estadual que trata do uso de areia descartada de fundição em obras públicas.

A intenção é estabelecer uma norma local, a exemplo da regulamentação do Governo Mineiro, que sancionou a Lei 24.444/2023, que determina a utilização preferencial de areia descartada de fundição nas obras públicas de construção e conservação de rodovias e de cobertura de aterros sanitários.

O Presidente Kedo Tolentino, o vice-presidente Fernando Tolentino e os vereadores Sargento Moisés, Simental e Tim Maritaca estiveram presentes no encontro conduzido por Raquel Carnin, CEO da empresa Nova Era Soluções Ambientais.

Proprietários de fundições do município, bem como da diretoria da Asimec e do Poder Executivo estiveram também presentes na reunião.

Em Cláudio, maior pólo de fundições da América Latina, a areia é um resíduo industrial bastante comum e seu reaproveitamento poderá gerar economia nos custos com as obras públicas, além de garantir mais sustentabilidade no processo com a otimização dos recursos naturais.

Assessoria de Comunicação Social do Poder Legislativo