Terça, 20 Março 2018

MOÇÃO Nº 2/2018

Os Vereadores que a presente assinam, no uso da função legislativa que lhes conferem o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução nº 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar a presente “MOÇÃO CONGRATULATÓRIA" ao Jornal Tribuna de Cláudio pelos 15 anos de relevantes serviços prestados à comunidade claudiense.

Fundado em maio de 2003, o Jornal Tribuna de Cláudio está presente na ‘Cidade Carinho’ há quinze anos, ininterruptamente. O Periódico foi fundado por Petrônio de Paulo Câmara e seu filho, Ricardo Antônio Rezende Câmara.

Quando a Tribuna de Cláudio foi fundada, ela poderia se transformar em apenas mais um Jornal na Cidade Carinho; daqueles que vêm, circulam por alguns dias, meses e anos e desaparecem.

Desde as primeiras Edições, a Tribuna apresentou um projeto editorial que reservava espaço tanto para informação e opinião, quanto para prestação de serviços para a comunidade claudiense. Com a disposição de dizer a verdade, sem meias palavras, a Tribuna defendeu várias causas em seus quinze anos de existência.

Na avaliação da Equipe Editorial, o Jornal mudou muito, ao longo do tempo, mas conservou a mesma filosofia de trabalho: dizer a verdade, elogiar o que merece, cobrar o que falta e, em suma, colaborar, dentro de suas possibilidades para que Cláudio possa crescer em todos os sentidos. Essa era a vontade de seu fundador, Petrônio Câmara, cujo exemplo e dignidade de vida continua a nos acompanhar com estímulo, hoje e sempre.

Desde sua fundação, a Tribuna de Cláudio demonstrou, e demonstra, como uma de suas características, a vontade de crescer; de outro lado, a ousadia com a informação e os fatos. Essa é a necessidade que faz a diferença. Por isso, essa nova etapa é de maturidade e reflexão. Ser, hoje, um dos veículos de comunicação mais respeitado da cidade e do interior de Minas, é um grande orgulho para a Equipe Editorial.

A Tribuna não se limitou, porém, a vencer os desafios e manter a circulação, contrariando as previsões pessimistas que alguns (felizmente poucos) fizeram à época de sua fundação. O Jornal não só manteve, como também cresceu em qualidade; sempre almejando novos horizontes, a Tribuna procurou estreitar laços com Cláudio destacando, em suas páginas, tudo o que é mais significativo dentro de nossa sociedade. Por certo, o Jornal cometeu erros nesse tempo, pois só não os cometem aqueles que vivem no ostracismo, mas, em todas as circunstâncias, usou de bom senso, prudência e moderação.

Obviamente, ainda há muito que se conquistar, mas a equipe, bem como aqueles que, de alguma forma colaboram com o Jornal, podem comemorar com consciência tranquila e o dever cumprido. Quem conhece, ainda que superficialmente, a realidade sócio econômica do interior, sabe que não é fácil manter um jornal funcionando, atuante. Longe dos grandes centros urbanos, onde se localizam as agências que distribuem as maiores fatias de publicidade, a imprensa do interior só sobrevive, em muitas circunstâncias, às custas de inabalável idealismo.

Hoje em dia, com a rapidez informativa das redes sociais, a Tribuna de Cláudio conta a modernidade e diversidade de sua Fan page, a TribunaWeb que enche de orgulho sua equipe, pois é uma das Fan page mais acessadas da Região Centro Oeste de Minas.

O periódico é resultado de muito trabalho, com o intuito de levar a informação completa e transparente, a quem tem interesse em ter conteúdo e ficar pode dentro de tudo o que acontece na Cidade Carinho.

Portanto, este Legislativo, na condição de representante do povo claudiense, não poderia deixar de manifestar reconhecimento pelos quinze anos de relevantes serviços do Jornal Tribuna de Cláudio prestados à comunidade claudiense.

Cláudio, 20 de março de 2018.

CLÁUDIO TOLENTINO

FERNANDO TOLENTINO