Quinta, 14 Mai 2020

MOÇÃO Nº 02/2020

O vereador que a presente assina, no uso da função legislativa que lhe confere o Regimento Interno desta Casa e nos termos da Resolução nº 110/2011, requer se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar esta MOÇÃO DE REGOZIJO pela passagem de seus 100 anos de nascimento da Senhora Altiva Menezes de Sousa.

D. Altiva Menezes de Sousa nasceu em 23 fevereiro de 1920 no povoado de Cachoeira dos Pios. É a sexta filha de doze irmãos de Antônio de Souza Luiz e Cândida Petronilha de Jesus.

Desde jovem, D. Altiva faz parte da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo e do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus e sempre foi devota também de Nossa Senhora da Conceição. Sempre muito dedicada à família, pois perdeu sua mãe quando tinha 22 anos, teve que assumir as responsabilidades junto ao pai de cuidar dos demais irmãos até que fossem atingindo a maioridade.

Em 1977, já sem a presença física do pai, que faleceu em 1974, D. Altiva mais duas irmãs solteiras se mudaram para o centro de Cláudio, onde mora, agora sozinha, até os dias de hoje, porém os sobrinhos são muito presentes em sua vida e aos finais de semana estão sempre revezando para ficar em sua companhia.

Dos 12 irmãos, hoje possui apenas dois vivos, Sr. Clarimundo ( que mora na Cachoeira dos Pios) e D. Maria (que mora na cidade de Formiga).

Ainda muito lúcida e religiosa, está sempre pedindo a intercessão para todos da família, principalmente para seus 61 sobrinhos, 91 sobrinhos-netos, 42 sobrinhos-bisnetos e um sobrinho-trineto.

Religiosa como é, seus 100 anos não poderia ter sido comemorado de forma diferente: a família se reuniu em sua residência para participar de uma missa que foi presidida pelo seu amigo e conselheiro espiritual, Padre Fhilipe Fernandes.

Quanto privilégio poder chegar aos 100 anos com toda essa saúde e lucidez! Registre-se aqui a mais profunda admiração e reverência, deste vereador por esta senhora, que com tantas experiências, tantos ensinamentos, tanta dedicação e humildade está escrevendo sua história e deixará grandes exemplos para todos que com ela convivem.

Cláudio, 14 de maio de 2020

TIM MARITACA

Mais nesta categoria: MOÇÃO Nº 03/2020 »