Quinta, 04 Fevereiro 2021

MOÇÃO Nº 3/2021

Os vereadores que a presente assinam, no uso da função legislativa que lhes confere o Regimento Interno desta Câmara e nos termos da Resolução nº 110/2011, requerem se digne essa Mesa Diretora, “ad referendum” do Plenário desta Egrégia Casa; a encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de Dr. José Silveira Campos, pelo seu falecimento.

Dr. José Silveira Campos nasceu no dia 8 de dezembro de 1931, na cidade Cristais, sendo o segundo filho do casal Teresa Silveira de Souza e José Ferreira Campos. O médico, mais conhecido em sua terra natal como Dr. ‘Zezinho’, até os 20 anos de idade tinha apenas o Curso Primário e trabalhava na roça.

Buscando novos horizontes, mudou-se para Goiânia, com o objetivo de fazer o Curso Ginasial. O passo seguinte foi Rio de Janeiro, onde ele fez Cursinho no Instituto Galloti.

De volta a Minas Gerais, prestou vestibular para o Curso de Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante esse tempo, o futuro médico estudava e trabalhava para se manter. Em 1965, depois de concluir seu Curso, “Dr. Silveira”, como era conhecido, veio para a cidade de Cláudio a convite do então político José Augusto Magalhães, para assumir o Setor Clínico da Santa Casa de Misericórdia. Desde então, além dos atendimentos na instituição, realizava atendimentos em seu consultório particular, tendo acumulado, em quase 50 anos de profissão, um grande número de clientes. Jamais visou na medicina a parte financeira e trabalhou até aposentar-se por amor à profissão; nunca deixou de atender aos que o procuravam, sob qualquer circunstância.

Dr. Silveira também foi diretor da Regional de Saúde de Divinópolis, durante o Governo Tancredo Neves, coordenando o trabalho em saúde de 93 municípios.

Foi um dos fundadores do Lions Clube de Cláudio e da Loja Maçônica Fraterna Acácia de Cláudio. Com forte vocação social, o médico ingressou na política a pedido de amigos, tornando-se vereador na Câmara Municipal de Cláudio, onde cumpriu 4 mandatos, todos eles obtidos nas urnas com expressiva votação dada pela população claudiense, que o admirava e respeitava. Foi Presidente da Casa Legislativa por 2 mandatos e foi responsável por muitas conquistas em nosso munícipio.

Sua morte, enluta não somente seus familiares e amigos, mas toda a sociedade que lamenta a perda de um cidadão exemplar na honestidade, no caráter e na honra.

Aos seus familiares, nossas sinceras condolências reiterando que esta Câmara não poderia deixar de se associar ao seu pesar. Manifestamos nosso profundo respeito e rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que o “Dr. Silveira” descanse em paz.

Cláudio, 04 de fevereiro de 2021.

MESA DIRETORA

TIM MARITACA