Segunda, 15 Agosto 2022

MOÇÃO N.º 24/2022

Os vereadores signatários, no uso da função legislativa que lhes conferem o Regimento Interno desta Câmara e observando disposições da Resolução n.º 110/2011, requerem da Mesa Diretora da Casa, “ad referendum” do Plenário; encaminhar esta “MOÇÃO DE PESAR” à família de Rita Amorim Ribeiro, pelo seu falecimento.

Rita Amorim Ribeiro nasceu em 19 de fevereiro de 1937, no Povoado de Frazão, em Cláudio.

É filha de Antônio de Freitas Amorim, o “Teco”, e Conceição Costa Amorim. Teve 6 irmãos e 6 irmãs. Seu pai exerceu o cargo de Delegado da Polícia Civil de Cláudio por mais de 20 anos.

Cursou o Ensino Primário no Grupo Escolar Cel. Joaquim da Silva Guimarães, e sua professora foi D. Esther Amorim. Após o Primário, foi matriculada na Escola Normal Nossa Senhora de Oliveira, em regime de internato, sob os rigorosos cuidados das freiras. Uma de suas professoras foi a Irmã Dinah Amorim, a “Madre dos Anjos”, hoje em processo de canonização.

Rita conta que vinha a Cláudio somente nas férias de julho e dezembro, numa cansativa viagem de trem. Sentia muitas saudades de casa. Naquela escola completou o Curso Ginasial.

Foi Professora por algum tempo, e em seguida passou a trabalhar na empresa Moreira e Cia. Ltda., conhecida como Fábrica de Calçados Gilma. Lá permaneceu por 7 anos, até 1957, quando se casou com Benone Ribeiro, e passou a se dedicar somente ao lar.

Benone Ribeiro era natural de Mons. João Alexandre – Cachoeira. No período em que namorava Rita, vinha da Cachoeira até Cláudio a pé. Foi marceneiro, depois comerciante de móveis e materiais de construção por aproximadamente 30 anos. Foi presidente do Centro Recreativo de Cláudio - Praça de Esportes, por 2 biênios: 1975/1976 e 1979/1980. Também foi sócio fundador do Automóvel Clube de Cláudio, em 1959, e sócio fundador do Rotary Clube de Cláudio, em 1980.

Após o casamento, Rita dedicou-se ao lar e aos filhos. Participou da casa da Amizade - Associação Senhoras do Rotary Clube de Cláudio, e da diretoria do Serviço Assistencial “Quita Guimarães Tolentino”, hoje Projeto Prosseguir.

Teve 5 filhos: Elisete, Norma, Leandro, Vanda e Selma, 6 netos e 3 bisnetos. Com a morte do esposo aos 52 anos, em 1982, Rita foi pai e mãe de seus filhos, estudando e encaminhando todos eles.

Rita gostava de frequentar as aulas de hidroginástica e fazer exercícios na academia. Seu “hobby” é jogar Buraco com os amigos, acumulando vários troféus que ganhou em torneios.

Não se pode deixar de mencionar o passatempo ao qual Rita se dedicava nos últimos tempos: Jogar Buraco pela internet e interagir nas redes sociais, onde tem inúmeros amigos.

Como gostava de receber visitas, oferecendo sempre deliciosas quitandas, sempre com boas conversas e histórias.

Faleceu no dia 02 de julho de 2022, deixando saudade e legado para seus familiares e amigos.

Diante de tudo o exposto, a Câmara Municipal de Cláudio manifesta profundo pesar pelo falecimento de Rita Amorim Ribeiro e deseja aos seus familiares e amigos serenidade para suportar este difícil momento.

Cláudio (MG), 15 de agosto de 2022.

MESA DIRETORA

TIM MARITACA